- Advertisement -Newspaper WordPress Theme
ExamesExame de Próstata - Tire suas Dúvidas Aqui

Exame de Próstata – Tire suas Dúvidas Aqui

Exame de Próstata – Tire suas Dúvidas Aqui: O câncer de próstata está em segundo lugar na lista de tumores mais comuns entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Exame de Próstata

Embora seja mais comum entre idosos – com 75% da prevalência em homens a partir dos 65 anos -, o câncer de próstata também pode acometer indivíduos mais jovens, em torno dos 50 anos de idade ou até mesmo antes, caso ele esteja inserido em algum grupo de risco. Histórico familiar da doença, obesidade, pele negra e hábitos alimentares pouco saudáveis configuram alguns fatores de risco para esse tipo de câncer.

Apesar da larga prevalência no país, a população masculina nem sempre dá a atenção necessária para esta doença e sua prevenção. Além disso, muitos mitos e preconceitos ainda cercam o exame de próstata, capaz de diagnosticar precocemente o câncer e elevar significativamente as possibilidades de cura.

Neste artigo, desmistificamos todos os mitos que cercam o exame de próstata e esclarecemos todas as suas dúvidas a respeito do procedimento. Acompanhe.

Saiba Mais sobre o Exame de Próstata

Estima-se que 1 a cada 6 homens desenvolverão câncer de próstata ao longo de suas vidas. Devido à ampla incidência, a recomendação para a população masculina em geral é a realização anual da consulta preventiva e do exame do próstata a partir dos 50 anos de idade, havendo ou não indícios da doença.

Outro número alarmante que envolve os portadores do câncer de próstata no Brasil é o índice de diagnósticos tardios: cerca de 60% dos pacientes brasileiros têm a doença detectada em estágios avançados. A maioria dos homens detecta a doença em torno da sexta década de vida.

Vale ressaltar que, quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as expectativas de sobrevida do paciente. A única maneira de alcançar o diagnóstico no estágio inicial da doença é por meio das consultas e exames preventivos, e o exame de próstata é o protagonista na avaliação.

Os exames mais indicados para checar a saúde da próstata são o toque retal e a análise sanguínea do PSA. Diante de qualquer alteração detectada, o urologista SP poderá solicitar exames complementares, com o objetivo de confirmar o diagnóstico. Medição do jato de urina, ultrassonografia transretal, exame de urina PCA3 e biópsia são alguns deles.

Conheça os Principais Exames de Próstata

  • Toque Retal

O toque retal é um dos protagonistas na avaliação da próstata e consiste em um procedimento muito rápido, com duração aproximada de 1 minuto. O exame é realizado em consultório pelo médico urologista, que avaliará se sua próstata está maior ou mais dura do que deveria.

Embora seja cercado de preconceitos por parte dos homens, o exame retal é fundamental na prevenção do câncer de próstata. Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento não dói.
Dosagem do PSA no Sangue

Consiste em um exame de sangue comum, responsável por avaliar a dosagem de PSA no sangue. Quando o valor está superior a 4 ng/ml, pode ser um indicativo de câncer ou de inflamação na próstata.

  • Ultrassonografia Transretal

O objetivo da ultrassonografia transretal – ou ecografia da próstata, como também é chamada – é avaliar as dimensões da glândula e detectar alterações em sua estrutura. O exame é muito útil no diagnóstico do câncer de próstata em estágios iniciais, mas, por ser um procedimento invasivo, não precisa ser realizado anualmente. Geralmente, a ultrassonografia transretal é solicitada diante de alterações no toque retal e/ou no PSA.

Exame de Próstata - Tire suas Dúvidas Aqui
Exame de Próstata – Tire suas Dúvidas Aqui
  • Medição do Jato de Urina

O exame de fluxometria urinária é responsável por avaliar a força do jato e a quantidade de urina expelida por micção. Este procedimento é bastante útil nos casos de câncer de próstata já detectados, pois ajuda a compreender o impacto da doença sobre a bexiga e uretra do paciente. Além disso, a lentidão no jato de urina está entre os sintomas da doença.

  • Exame de Urina – PCA3

O exame de urina PCA3 consiste em um marcador específico de câncer prostático, uma vez que ignora outras possíveis alterações urinárias. Ele pode ser muito útil na escolha do tratamento, pois demonstra a agressividade do tumor.

  • Biópsia da Próstata

A biópsia da próstata é solicitada para confirmar o diagnóstico de câncer e outras alterações graves na glândula. O procedimento requer uma pequena amostra da próstata do paciente, que é enviada para análise laboratorial.
Importância do Exame de Próstata e do Acompanhamento Médico

Vale ressaltar que o exame de próstata e a consulta preventiva contra o câncer devem ser realizados anualmente, a partir dos 50 anos de idade. No caso de homens com antecedentes familiares da doença, esse acompanhamento deve ser iniciado a partir dos 40 anos.

É importante desmistificar os preconceitos que rondam este exame tão importante para a manutenção da saúde masculina. Não deixe de zelar pela sua saúde íntima e geral: cuide da sua alimentação, pratique atividade física e fique atento a qualquer alteração urinária que surgir. Não negligencie, procure ajuda médica! O diagnóstico precoce é determinante na sobrevida das vítimas de câncer prostático.

Mais Informações sobre o Exame de Próstata na Internet

Subscribe Today

GET EXCLUSIVE FULL ACCESS TO PREMIUM CONTENT

SUPPORT NONPROFIT JOURNALISM

EXPERT ANALYSIS OF AND EMERGING TRENDS IN CHILD WELFARE AND JUVENILE JUSTICE

TOPICAL VIDEO WEBINARS

Get unlimited access to our EXCLUSIVE Content and our archive of subscriber stories.

Exclusive content

- Advertisement -Newspaper WordPress Theme

Latest article

More article

- Advertisement -Newspaper WordPress Theme